No estágio, elaborei projetos,apresentação de mine curso e um seminário... durante estas atividades, eu e meus colegas recebemos instruções e correções importantíssimas para uma boa apresentação em público, que sem dúvida é algo muito útil para as seguintes ocasiões: seleção de trabalho,apresentação de mine curso, seminário, apresentação de TCC, dentre outras. Atentando para os quesitos analisados pela bancada de seleção, que vão desde o domínio teórico à postura corporal, o gesticular, a entonação da voz, o posicionamento frente a um recurso.
Seguem as dicas....
1- A postura, a estética, as vestimentas (roupas compostas que não possuam cores nem acessórios exagerados), a tonalidade da voz, os gestos, o caminhar devem transmitir altivez e plena segurança.
2- Durante a aula, presente coerência com os objetivos e a metodologia do plano de aula que fora elaborado.
3- Jamais dar as costas para o público, nem se posicionar e passar a frente de recursos como transparências ou data show. E jamais sobrecarregue os slides, tenha cuidado com a escolha da fonte dos slides e com o tamanho da mesma, não deixe de ilustrar os slides, pois chama a atenção do público e deixa a aula mais dinâmica e interessante, mas não faça isto de demasiada. Use sempre a referência das imagens, se foram extraídas de sites, jornais, revistas, lembrem que imagens também possuem direitos autorais.
4- Se você estiver apresentando em slide, e por ventura você chegue a um slide que esteja repetitivo, ou que um aluno já tenha falado sobre o conteúdo deste slide, nunca use expressões como: “Isso aqui vocês já falaram então vamos pular!” Isto desmerece o seu trabalho, é preciso valorizar o que foi feito, enfatizando da seguinte forma, “Bem, como estas questões já foram bem abordadas por vocês, vamos dar continuidade.”
5- Faça um comentário em cada slide, nunca passe para outro slide sem tecer comentário do anterior. Indicando algumas palavras-chave a fim de tentar fixar a idéia que se deseja transmitir. O mesmo se aplica a execução de vídeos, nunca passe dois vídeos de vez, faça breves comentários antes de execução e enfatize seu comentário após a mesma.
6- Não impor participação de alguém em uma discussão citando nomes, ou apontando, fazendo qualquer indicação de opiniões ou perguntas, se você não tem afinidade com a turma, como em situações de oficinas pedagógicas, mine curso, jornada pedagógica dentre outras. Se você já a possui, possa ser que esta regra não precise ser rigorosamente seguida, caso você ache necessário poderá citar.
7- Caso haja um comentário de um colega, e você queria enfatizar, mas não tenha oportunidade, anote o ponto em que você deseja intervir, para que você não perca o foco do que irá falar. Se possível até escrevendo o que foi dito pelo mesmo.
8- Em casos de intervenções dos alunos, não descartá-las, enfatize da seguinte forma: Pois é como eu estava falando... aí você colocou esta questão...Portanto....
9- Em caso de comentário pessoal, nunca cite nomes, nem se quer de cidades se for o caso.
10- No caso de uma entrevista, nunca emita opinião sobre uma colocação de um entrevistado.
11- Evitar o uso do gerúndio, para títulos de trabalhos e evitar como vício de linguagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário